domingo, 1 de abril de 2012

Entrelinhas: Mad men vem aí




A HBO já está passando os episódios das temporadas anteriores de Mad Men. Isto quer dizer que, em breve, teremos a quinta temporada. A entrada dos créditos que é bem sugestiva permanece a mesma. Os personagens são os mesmos e começamos a verificar uma mudança nas relações de gênero. No início dos anos 60, as mulheres ocupavam apenas as profissões de secretária e de telefonia.
mas desde o início da série, uma jovem que veio ser a secretária de Don Draper começou a chamar atenção. E, apesar dela ser ingênua e sem graça, vestindo-se inadequada para a época, Peggy Olsen tinha inteligência bastante para ocupar um lugar no departamento de criação, tornando-se uma das preferidas da agencia pela sua capacidade de inovar a propaganda. Outra personagem que chamou a atenção desde o começo também, Joan Holloway gerente da empresa, espécie de femme fatale, desejada por todos pelo seu corpo bem delineado e explorado com vestidos justos, flexível com os sócios mas dura com as novas secretárias. Do outro lado do cosmo ficcional, temos as senhoras casadas: a mulher de Don (Betty Drapper), mais que as outras mulheres dos outros sócios da agencia de publicidade, é a verdadeira bonequinha loura, moradora dos primeiros subúrbios,cuja função é o cuidado dos filhos , da casa, passiva e paciente, com suas reuniões, suas amigas casadas e suas aulas de equitação.
Na continuação das temporadas, o sistema machista da empresa começa a ser desmontado e vão aparecendo mulheres ocupando cargos importantes.
Seria interessante falar mais sobre essas mulheres, mas as mudanças começam a aparecer depois de 1963 e isso será matéria da quarta e quinta temporadas. Vamos assistir para comentar.
América

Um comentário:

  1. O que eu mais gosto é definitivamente Mad Men Don Draper acho que estou apaixonada por ele é grande.

    ResponderExcluir

Seguidores