sábado, 31 de dezembro de 2011

No intervalo: Policiais para todas as familias



Já tem algum tempo que filho ou filha de policial torna-se policial. Parece até que há uma criação de linhagem. Não tenho idéia porque a profissão do pai os torna ligados à lei. Seja como policiais, detetives ou mesmo promotores. No entanto, agora temos a vida de familia desses policiais, formadas em geral por 3 gerações. Do avó, do pai, dos filhos adultos e que provavelmente vão se repetir nos netos. E não são apenas os homens que são policiais, mas também as mulheres (estas são advogadas que exercem funções na promotoria ou na corregedoria).

Assim temos no momento, Blue Bloods,2010 (segunda temporada) e Against the wall,2011 (estréia). São séries policiais (?) mais voltadas para as peripécias familiares e íntimas (do que mesmo os crimes) que são resolvidas em belos jantares em torno do mais velho, o patriarca. A hierarquia policial também se reflete na família ou vice-versa. A primeira trama está sempre em torno dos membros da família, mesma que tenha um toque de investigação. Em Blue Bloods só a partir do episódio 209, as ações investigativas são externas aos membros da família. É muito família para meu gosto.

E porque focar os membros da força policial como sendo cordatos e amorosos com seus filhos, que são obedientes aos pais? É falta de imaginação (o que reina agora em dramas adultos) ou falta mesmo de assunto para esse tipo de gênero? Pode-se classificar como séries policiais? O primeiro é classificado pelo IMDb como crime e drama, o segundo apenas como drama. Against the wall é criado por Annie Brunner e Blue Bloods por Mitchell Burgess e Robin Green. Ambos apresentam lautos jantares com toda a família reunida. Diferenças? Há, em Against the wall o foco da ação está direto na irmã mais moça que "trai" a família ao trabalhar na "odiada" corregedoria. Tanto ela quanto sua parceira(que está grávida) mostram-se mais "humanas", mais dedicadas a esclarecer os fatos. No entanto, são duas séries que nada acrescentam, são "policiais" palatáveis e domesticados. Que será que teremos de novo no horizonte do gênero?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores